Raul Sartori

Raul Sartori – Coluna de 24/05/2025

Cidade Opinião Raul Sartori

Raul Sartori, é natural de Nova Trento/SC. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
atua como jornalista profissional desde 1977. Trabalhou no jornal “O Estado”, de Florianópolis.
Paralelamente foi correspondente em Santa Catarina dos jornais “O Estado de S. Paulo”,
“Jornal do Brasil” e “Folha de S. Paulo” e da revista “Istoé”. Atuou na área pública como assessor de comunicação do
governo do Estado. Atualmente é editor do Jornal “O Trentino” (http://www.otrentino.com.br), distribuído na região de Nova Trento/SC.
Acesse o Blog do Raul Sartori
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor
e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”

Lula reprovado

Saiu ontem mais um levantamento nacional, agora da empresa Pulso Brasil, sobre o desempenho do governo Lula, com 54% de reprovação e 40% de aprovação. No recorte para a região Sul, o presidente só cai. Entre catarinenses, gaúchos e paranaenses ele tem a maior taxa de reprovação, 59%.

Cotas e gênero

Mesmo flagrantemente inconstitucional, já tem as 14 assinaturas mínimas necessárias na Assembleia Legislativa uma proposta de emenda constitucional do deputado Jessé Lopes (PL), para proibir cotas raciais e de gênero em SC. Seu argumento: Ambas ferem o princípio da igualdade entre pessoas.

Exclusão

Mais uma manifestação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em que parece que faz questão de ignorar SC. Afirmou que nas próximas feiras internacionais de turismo para o segmento religioso, a empresa pretende levar informações sobre os principais destinos do país. Citou várias, alguns ilustres desconhecidos. Seria esperar demais se menciona-se o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano.

PcD e analfabetismo

Dados divulgados ontem pelo IBGE, com base no Censo de 2022, mostram que dos 14,4 milhões de brasileiros que sofrem algum tipo de deficiência, 7,3% são analfabetos. Os percentuais vão de 38,8% no Piaui e 12,1% no Rio de Janeiro. SC tem a menor taxa do país: 11,6%.

Táxis blindados

O deputado federal e caminhoneiro de profissão Zé Trovão (PL), na condição de relator, deu parecer favorável a projeto que formaliza em lei a permissão para a instalação de segurança blindada em táxis e veículos para transporte de passageiros por aplicativo. O texto também prevê que a instalação do equipamento, que não é barato, possa ser feita com recursos do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, do BNDES.

Demografia médica

A pesquisa Demografia Médica, conduzida pelo Ministério da Saúde, mostra que o Brasil deve chegar a 635.706 médicos em atividades no final deste ano, porém com uma distribuição desigual. Atualmente é de 2,98 profissionais a cada mil habitantes, contra a média de 3,7 mil dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A desigualdade: o Distrito Federal tem 6,28, contra apenas 1,27 do Maranhão. SC tem 3,19, contra 3,31 do Paraná e 3,45 do Rio Grande do Sul.

Fantasma

Em julgamento realizado quinta-feira no Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Fabrício Gonçalves denunciou um advogado de SC, cujo nome não foi divulgado. Para tentar viabilizar a admissão de um recurso, o cara de pau apresentou duas decisões de ministros da Corte. Mas, conforme apurado pela Coordenadoria de Cadastro Processual do TST, os processos não constam de nenhum sistema da Justiça do Trabalho. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a seccional de SC serão notificados para as providências cabíveis.

Mundo aviário

A propósito da gripe aviária do momento, agora se sabe com mais detalhes, a partir de informações oficiais, que em SC existem cerca de 5 mil propriedades avícolas comerciais de carne de frango, além de 349 de perus e 50 de patos e marrecos.

Homenagem 1

Em meio à celebração da cultura e ao resgate da imigração italiana em Urussanga, a Vinícola Damian vai lançar durante a festa Ritorno Alle Origini, de 29 deste mês e 1º de junho, um novo vinho, em homenagem ao inesquecível tenor Aldo Baldin, urussanguense reconhecido como um dos grandes nomes da música lírica brasileira, com uma carreira internacional marcante. O vinho, um goethe maturado em barricas de carvalho americano, estará disponível para degustação e venda durante os quatro dias da festa.

Homenagem 2

Justa homenagem. Baldin, que faleceu em 1994, aos 49 anos, foi
tenor de reconhecida carreira internacional, atuando em importantes casas de ópera, como os teatro Colón (Buenos Aires) e Scala (Milão). Ao longo de sua trajetória, colaborou com grandes orquestras e regentes, sendo também professor na famosa Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha. Injustificadamente, em seu Estado natal não tem sido lembrado e reverenciado como deveria e merecia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *