Raul Sartori

Raul Sartori – Coluna de 10/05/2025

Cidade Opinião Raul Sartori

Raul Sartori, é natural de Nova Trento/SC. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
atua como jornalista profissional desde 1977. Trabalhou no jornal “O Estado”, de Florianópolis.
Paralelamente foi correspondente em Santa Catarina dos jornais “O Estado de S. Paulo”,
“Jornal do Brasil” e “Folha de S. Paulo” e da revista “Istoé”. Atuou na área pública como assessor de comunicação do
governo do Estado. Atualmente é editor do Jornal “O Trentino” (http://www.otrentino.com.br), distribuído na região de Nova Trento/SC.
Acesse o Blog do Raul Sartori
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor
e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”

Silêncio

Vários senadores já se manifestaram publicamente que votarão contra, quando chegar no Senado, o desavergonhado e oportunista projeto aprovado na Câmara dos Deputados que aumenta o número de deputados federais e que, por efeito cascata, também inchará as assembleias legislativas. Tudo com um custo que se sabe qual. Esperidião Amin, Jorge Seif e Ivete da Silveira ainda permanecem em silêncio.

Legado

Aristides Cimadon deixou esta semana o cargo de secretário de Estado da Educação. Quer priorizar sua saúde. No grupo de Whatsapp envolvendo o primeiro escalão do governo destacou algumas de suas realizações, como a criação do Programa Universidade Gratuita e a instituição de 15 escolas cívico-militares e duas escolas militares, além do maior concurso público do Estado em todos os tempos, para contratação de novos professores. Mesmo assim, não conseguiu neutralizar o tombo de SC, em anos recentes, em alguns dos principais indicadores nacionais de qualidade do ensino. Índices em que quase sempre estava na dianteira.

Combate à corrupção

Foi oficializado esta semana o Programa Educando Cidadãos, com a participação de 60 parceiros públicos e privados e envolvendo escolas. Idealizado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, objetiva criar uma nova cultura de controle social, com a formação de cidadãos ativos e conscientes para atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção. Muito importante e necessário.

Obra retomada

Uma lei sancionada esta semana pela prefeita Juliana Pavan permitirá a retomada da construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, em Balneário Camboriú. A obra é uma das contrapartidas da Confederação Brasileira de Futebol aos Estados que não sediaram partidas da Copa 2014, como foi o caso de SC. Deveria estar concluída no ano passado mas foi embargada devido à irregularidade na emissão do alvará. A nova lei prevê que o espaço seja disponibilizado para escolinhas de iniciação esportiva, jogos comunitários e outros eventos esportivos.

Academia

O geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento e o romancista Maicon Tenfen foram eleitos membros da Academia Catarinense de Letras. O primeiro ocupará a cadeira 18, vaga desde 2022, com o falecimento do filósofo e escritor José Curi, e para a qual havia seis inscritos. Maicon foi escolhido entre oito candidatos, para a cadeira 28, sucedendo o poeta Péricles Prade, que morreu em 2024. A posse será em junho.

Carne em lata

Acaba de ser resgatada em SC uma tradição que remonta aos tempos em que a conservação de alimentos ainda não contava com geladeiras: a produção da carne na lata. A iguaria foi agora oficialmente registrada no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), a pedido da agroindústria familiar Carnes Arvoredo Ltda., de Xanxerê.

Bolsa Família

Pesquisa divulgada pelo IBGE nesta semana mostra que SC tem a menor participação no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, entre todos os Estados, de apenas 4,4% de beneficiários em relação ao número de domicílios, contra a média nacional de 18%. Dos 2,8 milhões de domicílios catarinenses, 123 mil registram recebimento de valores do Bolsa Família. No Brasil são 79,1 milhões.

Oportunismo

O cidadão de bem desse país está indignado com a Câmara dos Deputados por, de forma velhaca, aprovar projeto de lei que permite o aumento do número de vagas para deputados federais, em mais um descaso com o dinheiro público, com o País e sua gente. A maioria demonstrou nem estar aí com a moralidade e o decoro públicos; apenas muito despreocupados (e muito ocupados) com os interesses próprios. Lamentável.

Guarda de animais

Agora só falta a sanção do governador para virar lei – uma das primeiras do Brasil – aprovada no plenário da Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), prevendo a perda da guarda de animais vítimas de maus-tratos por parte de seus tutores. Também estabelece que os agressores devem pagar pelas despesas com o tratamento do animal agredido.

Dirigir embriagado

Foi-se o tempo em que a justiça era displicente com maus motoristas. Não mais. Anteontem, um homem acusado de provocar duas mortes no trânsito ao dirigir embriagado, foi condenado, em júri realizado na comarca de Ponte Serrada, a 16 anos de reclusão em regime fechado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *