Raul Sartori, é natural de Nova Trento/SC. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
atua como jornalista profissional desde 1977. Trabalhou no jornal “O Estado”, de Florianópolis.
Paralelamente foi correspondente em Santa Catarina dos jornais “O Estado de S. Paulo”,
“Jornal do Brasil” e “Folha de S. Paulo” e da revista “Istoé”. Atuou na área pública como assessor de comunicação do
governo do Estado. Atualmente é editor do Jornal “O Trentino” (http://www.otrentino.com.br), distribuído na região de Nova Trento/SC.
Acesse o Blog do Raul Sartori
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor
e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”
Protocolo
Produzido por um grupo de trabalho criado em 2023 e após 14 reuniões, chegou-se a uma minuta de protocolo para enfrentamento de ameaças à vida nas escolas de SC depois das chacinas de Saudades e Blumenau: é um manual de ação, disponibilizando caminhos possíveis a seguir, dentre eles como e onde procurar suporte técnico e até psicológico. Envolve também a questão do atendimento aos parentes das vítimas, a maneira como serão comunicados os fatos à imprensa e o apoio na interlocução com outras instituições envolvidas. A minuta agora vai passar por um debate interno e externo mais aprofundado envolvendo todas as instituições envolvidas.
Sempre alerta
Ficou pronto para deliberação em plenário na Assembleia Legislativa projeto que cria o programa “Sempre Alerta”, destinado a combater o abuso sexual infantil no Estado por meio do envio de mensagens via smartphone. Que seja bem-vindo: o MP-SC registrou 1.900 denúncias de estupro de vulnerável em 2023, representando uma média de 5,3 casos diários, e 51% tem entre as vítimas, de um a cinco anos. Entre janeiro de 2019 e maio de 2023 ocorreram 21,4 mil casos de violência sexual contra pessoas vulneráveis, com 85,91% das vítimas do sexo feminino.
Equidade
O TJ-SC abriu uma vaga para desembargador que, pelo critério do quinto constitucional, será para advogados. A OAB-SC decidiu que pela primeira vez fará a chamada equidade de gênero das candidaturas ao cargo: dos seis nomes que indicará, necessariamente, no mínimo, três terão que ser mulheres. A lista será enviada ao TJ-SC, que escolherá três. Não se sabe, ainda, quantos destes serão homens ou mulheres.
Politicagem
Há, sim, vontade política de gestores municipais das principais cidades de SC em resolver a questão das pessoas em situação de rua. Mas, é preciso dizer, há quem não queira isso, por interesse político ou politicagem, melhor dizendo. Ver aquela gente sofrendo permanentemente é bandeira de alguns políticos. Isso está acontecendo em Florianópolis, explicitamente, praticado por um grupelho estridente cuja marca típica é ser fariseu. Disfarçado, lógico.
Se explica
Sob a gestão do baiano e Ednaldo Rodrigues, a Confederação Brasileira de Futebol aumentou o salário mensal que concede aos presidentes das federações estaduais de R$ 50 mil para R$ 215 mil. Por isso que todos, inclusive o catarinense Rubens Angioletti, fecharam as portas para o ex-craque Ronaldo Nazário, que pretendia disputar o cargo. É por isso também que tais cartolas se perpetuam no poder enquanto nosso futebol, que já for o maior orgulho dos brasileiros, só colhe vexames.
Intolerância
Sobre nota, aqui, ontem, a advogada Elza Galdino ficou sem saber se os que seguiam a secular Procissão do Senhor dos Passos, sábado e domingo, no centro da Ilha de SC, representavam perigo para o comércio instalado ao longo do percurso ou se havia temor que abandonassem o cortejo e entrassem nos estabelecimentos, como o Vodu Bar (?), que reagiu promovendo ao mesmo tempo a “1ª Festa pelo Estado Laico”. Algo inédito que reforça a tradição da terra dos casos e ocasos raros.
Correios
Envolto em mais um déficit bilionário, por má gestão e, como sempre, corrupção, os Correios têm editais abertos para a instalação de pontos de coleta em estabelecimentos comerciais em mais de 200 municípios do país. Em SC as oportunidades são para Araranguá, Biguaçu, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Palhoça, São José e Tubarão. Atualmente a empresa tem 12 daqueles pontos no Estado.
Destinos
Empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina, a Decolar analisou as buscas recentes por viagens para os feriados de abril, no período que vai do dia 18 (Sexta-Feira Santa) a 21 (Dia de Tiradentes). O levantamento revelou os 20 destinos nacionais e internacionais mais procurados. Entre os nacionais Florianópolis comparece em 8º lugar e Navegantes em 11º.
Máscaras
Certamente vai dar o que falar, principalmente dos negacionistas de plantão, projeto de lei que deve ir a plenário na Assembleia Legislativa, que torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial a alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública do Estado que apresentem sintomas gripais. O equipamento seria fornecido pelas próprias unidades de ensino. Perguntar não ofende: não seria melhor incentivar todos a tomar a vacina, que é de graça extremamente eficiente?