Segurança digital

De olho na segurança digital

Tecnologia

Senhas fracas, repetidas e vazadas continuam sendo uma das principais brechas de segurança digital e o desafio só cresce com a multiplicação de serviços online. Nesse contexto, o World ID surge como uma das alternativas mais avançadas para substituir logins e senhas.

Baseada em uma identidade anônima e na chamada “prova de humanidade”, a tecnologia usa um código numérico gerado a partir de uma foto da íris para garantir que cada usuário seja único, de forma totalmente anônima. A proposta é que, com uma única verificação, as pessoas possam acessar diferentes serviços digitais que exigem autenticação, com mais segurança, privacidade e praticidade.

Principais fraudes

Os golpes de clonagem de WhatsApp, as falsas vendas online e atendentes bancários fakes foram as principais fraudes denunciadas por clientes de bancos em 2024, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O chamado golpe do WhatsApp liderou com 153 mil reclamações, seguido por 150 mil denúncias de golpes em sites de vendas falsas e 105 mil contatos de falsas centrais de atendimento. A Febraban alerta que a criatividade dos criminosos exige medidas preventivas das pessoas, como ativar a verificação em duas etapas e evitar clicar em links suspeitos. A entidade também reforça que bancos nunca solicitam dados sensíveis ou transferências por telefone.

Entre outros golpes frequentes estão o phishing, falso investimento, troca de cartão e envio de boletos falsos. (ICL Notícias)

Falando em phishing…

A estratégia, que consiste em enganar o usuário para roubar dados bancários ou senhas, agora simula com mais perfeição sites e mensagens de empresas legítimas. Segundo a Kaspersky, o Brasil segue entre os líderes globais em tentativas desse tipo de fraude, com picos nas épocas de maior consumo, como Black Friday e Natal. Veja como se proteger desse tipo de golpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *