CAMINHOS PARA UMA FLORIPA SUSTENTÁVEL

CAMINHOS PARA UMA FLORIPA SUSTENTÁVEL

Cidade Dilvo Tirloni Opinião

Natural de Nova Trento/SC, Dilvo Vicente Tirloni é formado em História/UFSC e Administração/ESAG/UDESC, pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas/SP (1971/72). Foi professor primário, secundário e universitário, Técnico do BRDE, participou da fundação do antigo CEAG/SC, hoje, SEBRAE. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Foi Conselheiro do Sapiens Park; do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Municipal do Saneamento Básico/Fpolis. Autor de livros.
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”

A gestão pública tem como principal objetivo garantir o bom funcionamento dos serviços e atender às necessidades da sociedade. Com o início de uma nova gestão municipal sob o comando de Topázio Neto, que recebeu expressivo apoio nas urnas, surge a necessidade de transformar essa confiança popular em ações concretas. Para isso, é fundamental priorizar as questões mais urgentes da cidade, sendo as principais: transporte urbano, meio ambiente, habitação e saúde.

Transporte Urbano – A mobilidade urbana de Florianópolis enfrenta dificuldades crônicas, pois está restrita a um único modal: o transporte rodoviário. A implantação do transporte marítimo é uma solução discutida há anos, mas que ainda não saiu do papel. Experiências bem-sucedidas, como a de Vitória (ES), demonstram que um sistema aquaviário por ferryboats pode melhorar significativamente a fluidez do trânsito e oferecer uma alternativa eficiente e sustentável para a população. Teleféricos também estão no radar. Há nos escaninhos da PMF o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) um sistema de transporte rápido de alta capacidade. Viadutos em diversas localidades também ajudam, como o Trevo da Cachoeira.

Meio Ambiente – A preservação ambiental é um dos desafios mais críticos de Florianópolis. A poluição das praias, resultante da falta de investimentos adequados em saneamento, tem a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) como uma das principais responsáveis. Apesar da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro João Paulo, o projeto levou uma década para ser concluído e agora carece de recursos para sua plena operação. Existe capital privado interessado em solucionar essa questão, mas entraves políticos impedem avanços mais rápidos. Resolver o saneamento básico é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

Habitação –  A crescente ocupação irregular dos morros de Florianópolis é um problema social de grandes proporções. A solução passa pela criação de um projeto robusto de habitação popular, planejado para atender a população que hoje ocupa esses espaços de forma precária. Recursos financeiros e materiais existem, mas é preciso criatividade e vontade política para estruturá-los em soluções reais e eficazes. A Prefeitura anunciou, recentemente, projeto contemplado 192 unidades habitacionais do Minha Casa , Minha Vida e há outros projetos adicionando mais 800 unidades.

Saúde – No sul da Ilha com o fabuloso Multihospital e equipamentos de ponta lá instalados houve avanços consideraveis em toda a Região. Agora chegou a vez do Norte da Ilha, cujo Hospital Maternidade já foi anunciado pelo Prefeito Topázio, nas imediações da UPA NORTE, Canasvieiras, próximo ao Terminal Urbano

Desenvolvimento Econômico – as parcerias com a iniciativa privada com destaque para as Concessões do Centro de Eventos LHS, do terreno ocupado pela antiga Rodoviária e da ocupação da Penitenciária Estadual da Agronômica parecem por um fim as omissões de gestões anteriores.

Conclusão – Os desafios são complexos, mas superáveis. Com planejamento e boa gestão, é possível melhorar a mobilidade, proteger o meio ambiente e garantir moradia digna. A cidade precisa de comprometimento e soluções práticas. Agora é o momento de agir.

Informação Relevante

  1. Ferryboats – é uma embarcação de fundo chato, com pequeno calado, para poder operar próximo às margens e em águas rasas. Há ferryboats só para pessoas com até 600 pessoas (20 onibus) e mistos, pessoas e carros, estes maiores.
  2. Vitória no ES é uma Ilha como Floripa. Lá implantaram o Sistema Aquaviário e esta indo muito bem. O sistema opera integrado ao transporte urbano. Pressupõe o mesmo valor da passagem.

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