O Banco Central (BC) divulgou, na quinta-feira (3), o cronograma de lançamento de novas ferramentas do Pix. Entre elas, destaca-se o Pix Parcelado, funcionalidade que permitirá ao pagador obter crédito para dividir o valor de uma compra em parcelas. Essa novidade estará acessível tanto para consumidores quanto para comerciantes a partir de setembro.
Segundo comunicado do BC, o recebedor continuará a receber o montante total da transação de forma imediata, enquanto o pagador terá a opção de parcelamento. A funcionalidade do Pix Parcelado poderá ser utilizada em qualquer tipo de operação Pix, incluindo transferências.
Outra novidade para a segurança dos usuários do Pix chega em 1º de outubro: o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Exclusivo para situações de fraude, golpe ou crime, essa funcionalidade permitirá contestar transações Pix de forma totalmente digital, diretamente no aplicativo bancário, sem precisar acionar o atendimento da instituição.
O Banco Central esclarece que o autoatendimento do MED não poderá ser utilizado em casos de desacordos comerciais, quando houver envolvimento de terceiros de boa-fé, ou se o envio do Pix para a pessoa errada ocorrer por falha do próprio usuário pagador (erro na digitação da chave, por exemplo). Outra ferramenta permitirá que os usuários consultem o status e a evolução de seus pedidos de devolução.
O lançamento do Pix em garantia, que permitirá o uso de recebíveis futuros do Pix como garantia de crédito, foi adiado para 2026 por demandar uma infraestrutura complexa. Essa funcionalidade, destinada a baratear o crédito para empresas, não será oferecida a pessoas físicas.