Raul Sartori – Coluna de 06/03/2025

Opinião Raul Sartori

Raul Sartori, é natural de Nova Trento/SC. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
atua como jornalista profissional desde 1977. Trabalhou no jornal “O Estado”, de Florianópolis.
Paralelamente foi correspondente em Santa Catarina dos jornais “O Estado de S. Paulo”,
“Jornal do Brasil” e “Folha de S. Paulo” e da revista “Istoé”. Atuou na área pública como assessor de comunicação do
governo do Estado. Atualmente é editor do Jornal “O Trentino” (http://www.otrentino.com.br), distribuído na região de Nova Trento/SC.
Acesse o Blog do Raul Sartori
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor
e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”


Mais deputados 1

Além dos atuais 40 deputados estaduais, SC poderia criar mais quatro vagas, conforme levantamento da Fundação 1º de Maio, do partido Solidariedade, divulgado ontem. Em várias assembleias legislativas seriam criadas mais 20. Na Câmara dos Deputados seriam mais 14, de 513 para 527, conforme acordo que está sendo armado pela direção da Casa com o Supremo Tribunal Federal, para que nenhum Estado perca representação.

Mais deputados 2

O STF decidiu no ano passado pela mudança na representação dos Estados de acordo com os novos dados populacionais revelados pelo Censo de 2022. Assim, SC ganharia mais quatro vagas de deputados federais. Atualmente tem 16 e passaria para 20. O demagogo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer aumentar as vagas na Casa em mais 14, para não diminuir a representação de Estados cuja população decresceu. É o famoso “jeitinho” funcionando, lamentavelmente.

Capital da cerveja

Há oito anos, no dia 9 de março, foi sancionada a lei federal 13.418/2017. Com ela, Blumenau se tornou oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja. Título merecido, não só pela relação histórica da cidade com a bebida mas também pelos grandes eventos que acontecem em torno dela, como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, de 12 a 15 deste mês, envolvendo mais de 200 cervejarias.

Funções acumuladas

O Tribunal de Contas do Estado identificou 1.231 casos de servidores públicos com indícios de acúmulo indevido de funções, totalizando 2.970 vínculos de trabalho na administração direta, autárquica e fundacional. Será instaurado processo de acompanhamento para averiguar as irregularidades, constatadas em 158 municípios diferentes e em órgãos estaduais. Hum…

Iguaria

Uma portaria estadual acaba de regulamentar a captura do ouriço-do-mar negro em SC. A regra define um tamanho mínimo do molusco, para garantir a preservação dos estoques naturais. Chefes de cozinha, como o florianopolitano Pedro Soares, o recomenda consumir fresco, retirado diretamente da concha com uma colher de madeira, acompanhado de um creme azedo, ovas e alga desidratada da Ilha de SC.

Evasão escolar

Uma lei sancionada no início de 2024 transformou o bullying e o cyberbullying em crimes em SC. Os adolescentes que submetem os colegas a humilhações podem ter que cumprir medidas socioeducativas. O Ministério Público de SC mantém uma campanha permanente contra essas práticas, já que há uma percepção de que elas vem tirando muitas crianças e adolescentes da escola.

Demanda por imóveis 1

Um novo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostra que mercados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm os maiores potenciais de vendas para construtores ou mesmo investidores do mercado imobiliário brasileiro. No segmento de alto padrão, São Paulo é o município que ocupa a primeira posição no ranking, seguido por Goiânia e Florianópolis. Já no médio padrão, Goiânia lidera, seguida por São Paulo e Florianópolis. No econômico, o pódio muda bastante. Curitiba ficou com o primeiro lugar, enquanto Fortaleza e São Paulo vem na sequência.

Demanda por imóveis 2

Florianópolis tem uma valorização imobiliária puxada pelos altos preços de imóveis em Balneário Camboriú, que tem o m² residencial mais caro do País. Além da demanda dos moradores da cidade, ela tem conseguido atrair investidores que compram imóveis para lucrar com locação com contratos de curto, médio ou longo prazo. Entre eles argentinos e europeus, diz a empresa ARV, especializada em gestão e administração de obras residenciais e comerciais de alto padrão na capital catarinense.

Vadiagem

É pesado usar o termo “vadiagem”, mas é o que se pode dizer do nosso Senado, que só teve um único dia de trabalho nos dois primeiros meses de 2025. Mesmo assim foi parar nos bolsos dos 81 senadores mais de R$ 2,7 milhões em “ressarcimento de despesas” por meio da famigerada “cota para exercício da atividade parlamentar”, indecência criada para turbinar ainda mais os obscenos salários. É mais um de tantos exemplos da vergonhosa imagem que a classe política tem na opinião pública.

Guia turístico

Apesar da grande importância que o turismo tem em SC, a profissão de guia turístico no Estado não tem um regulamento. Projeto do deputado Neodi Saretta (PT) propõe que para atuar aqui o guia deve estar registrado na Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e portar crachá de identificação profissional, emitido pelo Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *