Bancada da Grande Florianópolis da ALESC encaminha proposta para melhorar a mobilidade urbana da região

Política

Uma das prioridades da Bancada da Grande Florianópolis da Assembleia Legislativa é resolver os graves problemas de mobilidade urbana Grande Florianópolis. Na quinta-feira (27), a bancada definiu uma proposta que será apresentada ao governo do Estado sugerindo que o Poder Executivo coordene uma série de medidas urgentes para melhorar o sistema de transporte coletivo na região metropolitana da região.

“Nós temos um transporte público deficitário, ruim, caro e que não tem da origem ao destino o tempo correto de chegada. Já nos reunimos com as empresas, com os prefeitos da região e agora vamos ao governador levar uma proposta sucinta, clara, objetiva, mas que seja resolução de curto prazo, que é a integração do sistema de transporte público dos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Biguaçu com Florianópolis”, explicou o coordenador da bancada, deputado Camilo Martins (Podemos).

A proposta apresentada pela Comissão prevê três objetivos principais: a contratação de um estudo que integre adequadamente o sistema de transporte da Grande Florianópolis, proporcionando uma visão clara das necessidades e oportunidades de melhora; nova concessão com uma empresa que opere de forma integrada o sistema terrestre, o BRT (Bus Rapid Transit) e o transporte aquaviário.

O grupo também sugere algumas melhorias imediatas enquanto essas mudanças não são efetivadas. Para isso, elenca ações a serem desempenhadas pelas empresas de transporte público, pelo governo do Estado e pelas prefeituras.

Algumas sugestões da Bancada

Que as empresas fiquem responsáveis pela aquisição de 100 novos veículos, pela ampliação de linhas e horários, e pela integração de todas as linhas.

Fica a cargo do Poder Executivo a articulação do acordo,
a criação de um subsídio para a redução da tarifa, e a gestão dos transportes intermunicipal e municipal.
Que as prefeituras fiquem responsáveis pela cessão dos terrenos para os terminais de ônibus, além também dos subsídios necessários para diminuir o valor da passagem.

Participaram da reunião da Bancada da Grande Florianópolis os deputados Sérgio Guimarães (União) e Marquito (Psol), o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade de Florianópolis, Rafael Hahne, e a secretária de Segurança de São José, Andréa Grando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *