A Praia Mole é uma praia de mar aberto, a leste da Ilha de Santa Catarina e a 18 km do Centro de Florianópolis. Com uma extensão de 960 metros, fica próxima à Lagoa da Conceição e à Praia da Joaquina. Graças às suas condições geográficas é muito procurada para a prática de surf e esportes radicais como o salto de parapente. A Mole é uma das praias mais naturais da ilha, com alguns bares e poucas construções ao redor. É também um conhecido point LGBT.
No costão sul da Praia, fica a Ponta do Gravatá, conhecida pelo seu formato característico, chamada de o Dragão da Mole, onde está a Praia do Gravatá, pequena praia acessível através de uma trilha de aproximadamente 4 km.
No costão norte, fica a Praia da Galheta, local tranquilo e preservado, com areais brancas e finas, águas cristalinas e vegetação exuberante. A pratica de nudismo está proibida de 2016.
Pelas suas características naturais, a Praia Mole, assim como a Joaquina, é sede de diversas etapas de campeonatos de surf e de outros esportes náuticos.
Seu nome se deve às suas areias soltas e macias.