Cidades limpas
A propósito do Dia do Gari, comemorado ontem, saiu um ranking da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) sobre as cidades mais limpas do Brasil. Na lista constam 116 com mais de 250 mil habitantes e os dado são referentes ao ano de 2024. Florianópolis está na ponta, seguida pela vizinha São José. Depois de Niterói, em terceiro, estão Joinville, Blumenau e Itajai. Chapecó aparece n 10ª posição.
Saudosista
O vereador por Balneário Camboriú Jair Renan Bolsonaro, o filho “04” do ex-presidente, foi à tribuna, esta semana, para dizer que a ditadura militar foi “a melhor época do Brasil” para “a maioria dos mais velhos”. Na sessão esteve em pauta votação de projeto que criava o Dia Municipal da Democracia, de autoria do vereador Eduardo Zanatta (PT), para homenagear o ex-prefeito da cidade, Higino João Pio, assassinado durante o regime militar.
“Virar a página”
Rubens Renato Angelotti, presidente da Federação Catarinense de Futebol, subscreveu manifesto com a assinatura de outros 18 presidentes de federações estaduais, que defende uma “virada de página” na Confederação Brasileira de Futebol, cujo presidente, o enrolado Ednaldo Rodrigues, foi afastado mais uma vez.
Emprego
Em vários veículos de comunicação nacional deu-se valor, nas últimas horas, à taxa de desemprego no Brasil no primeiro trimestre deste ano, que aumentou em 12 Estados. Mas só um ou outro deu o lado bom da notícia: que SC registrou a taxa mais baixa, de 3%, quase um quarto na comparação com a mais alta, de 11,6%, de Pernambuco.
Inocência roubada
Foi de 1.852 o número de casos registrados de violência sexual contra crianças e adolescentes em SC em 2023, de acordo com o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. Em um cenário alarmante, a campanha Maio Laranja busca dar visibilidade ao problema. Amanhã, 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em 2024, o MP-SC, por meio das suas Promotorias de Justiça, apresentou 2.185 denúncias por estupro de vulnerável – uma média de 5,9 casos por dia. Esse número representa um aumento de 12% em relação a 2023, quando foram registradas 1.939 denúncias.
Culpa dos outros
A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) segue o roteiro petista de nunca assumir culpas e sempre terceirizar responsabilidades nos casos de escândalos de corrupção. Fez isso novamente ao responsabilizar a gestão anterior do governo federal sobre o esquema criminoso de descontos indevidos nos salários de aposentados e pensionistas do INSS. Só que na hora de votar pela criação de CPI deste caso ela votou contra.
Déficit habitacional
A Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), publicou dados inéditos, de 2022, sobre a falta de habitações em SC: o déficit é de 190 mil, número calculado pela Fundação João Pinheiro, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. O Estado registrou um crescimento populacional de 32% entre 2009 e 2024, enquanto a falta de moradias persistiu ao longo do tempo. No mesmo período o Programa Minha Casa Minha Vida entregou apenas 37,6 mil unidades.
Financiamento
Em abril, SC foi responsável pelo financiamento de 40 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3, empresa de infraestrutura do mercado financeiro. O número representa queda de 10,1% em relação ao mesmo período de 2024 e redução de 0,2% no comparativo com março de 2025.
Abandono
Projeto de lei do senador Flávio Arns (PSB-PR) autoriza a exclusão do rol de herdeiros quem abandonar pai ou mãe em hospitais, casas de saúde e outros estabelecimentos de longa permanência. Também aumenta a pena prevista no Estatuto do Idoso para esse tipo de abandono. Quem visita aqueles locais consegue saber a que dimensões chega a crueldade humana.
Gastronomia
Está chegando a 19ª edição do Festival Gastronômico de Pomerode, de 10 a 27 de julho, quando os restaurantes da cidade apresentarão 12 pratos inéditos, sob a orientação da chef Sabine Huek, que há décadas promove a fusão das gastronomias brasileira e germânica em Berlim.