Embaixadores dos Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein, Qatar e Marrocos foram recebidos pelo Governo de SC para discutir colaboração econômica e tecnológica.

Dando sequência à recepção do governador Jorginho Mello, a agenda dos embaixadores árabes incluiu uma visita detalhada ao Sapiens Parque, onde puderam observar a qualidade da inovação ali desenvolvida. O diretor-presidente Eduardo César Cordeiro Vieira apresentou o parque, sua trajetória, novos projetos e planos de crescimento.
O encontro no Sapiens Parque permitiu que representantes de diversas empresas e instituições ali instaladas, como Nanovetores, MOA Ventures, CIEnP e Indicium, juntamente com a Univali e a UFSC, apresentassem em detalhes seus projetos e soluções inovadoras à comitiva árabe.
“Aqui no Sapiens Parque temos parceiros desenvolvendo projetos em diversas áreas, principalmente, com o foco na tecnologia. Essa visita dos embaixadores foi a oportunidade de mostrar o potencial de Santa Catarina para a desenvolvimento de novas parcerias. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais o sapiens com o foco de atrair novos negócios e ter mais empresas atuando aqui no nosso espaço”, destacou o diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira.
Os embaixadores demonstraram grande admiração pela estrutura do parque e pelo nível de desenvolvimento tecnológico catarinense e se mostraram abertos à construção de programas de cooperação com foco em inovação e investimentos no setor tecnológico do estado.
Participaram do encontro o secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen; a secretária de Turismo, Catiane Seif; a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco; a secretária adjunta de Articulação Nacional, Lourdes Martini; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; o presidente da InvestSC, Renato Lacerda; o diretor da InvestSC, Rodrigo Prisco; o presidente da FAPESC, Fábio Pinto; além do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque, Fernando Bez Schmidt, e a diretora jurídica, Julia Kurtz.
Também estiveram presentes os representantes dos Centros de Inovação INAITEC (Palhoça), Inovale (Jaraguá do Sul), CITI (Brusque) e CINF (Rio do Sul), reforçando a articulação em rede do ecossistema de inovação catarinense.
A visita dos embaixadores árabes sublinha o papel crescente de SC no cenário global de inovação e abre caminho para novos investimentos.