O destaque entre as obras é a praça Charles Bento Pereira, no Centrinho dos Ingleses, que deve ser um novo ponto de encontro para moradores e turistas.

Cercado de autoridades do executivo e do legislativo municipal e lideranças empresarias e comunitárias e moradores, o prefeito Topázio Neto encerrou, na manhã do sábado, 5, o ciclo de inaugurações em celebração aos 352 anos de Florianópolis, com um evento no Norte da Ilha.
A Praça Charles Bento Pereira, localizada às margens da Estrada Dom João Becker, no Centrinho dos Ingleses, foi o palco da cerimônia e um dos principais destaques das melhorias realizadas pela Prefeitura na região, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
A área de lazer ganhou decks de contemplação, espaço para eventos com palco, rampas de acessibilidade, espaço para feira, playground com brinquedos modernos, bancos e lixeiras. Para maior conforto da população, o local ainda conta com ducha pública, bebedouro, banheiro autolimpante e um totem de monitoramento da Polícia Militar.
A cerimônia
Após o convite para as autoridades subirem ao palco, iniciou-se a parte artística com apresentações de grupos de dança da região. O primeiro grupo a se apresentar foi o All Street Dance, do Rio Vermelho, que apresentou um compilado de danças urbanas juntamente com o grupo Arte Urbana, sob o comando do coreógrafo e dançarino Alessandro Léo.
O Studio de Dança BTC e o Ballet da Tia Cláudia, com bailarinas entre 10 e 13 anos vindas de escola da rede básica da prefeitura apresentaram a coreografia “Uma Praça para a Gente Dançar”, de Fabiana Lessa com direção artística de Cláudia Gonçalves.
Após as apresentações artísticas vieram os pronunciamentos de várias autoridade e lideranças. O primeiro a falar foi o secretário de infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, o presidente interino da Câmara Municipal, vereador Bericó também se pronunciou. Durante sua fala, o prefeito Topázio Netto destacou parceria com a empresa de tintas Coral para pintura de todas as estruturas de madeira disponibilizadas pela prefeitura, começando pelo Parque Linear João Manoel Gomes passando para os decks e acessos à praia.
Veja a galeria de fotos do evento















Mais melhorias
Complementando o novo espaço de lazer à beira-mar, os moradores e turistas dos Ingleses agora contam com mais três vias revitalizadas: a Rua Maria Luiza da Silva, a Servidão Vicentina Custódia Santos e a Servidão Cassiano Gregório Flor.
As obras na Servidão Cassiano Gregório Flor abrangeram 460 metros. Nos 200 metros finais, historicamente sujeitos a alagamentos devido a problemas na drenagem, a estrutura de escoamento pluvial foi restaurada e o pavimento em lajotas foi refeito. Nos 260 metros restantes, localizados à direita da Estrada Dário Manoel Cardoso, houve a substituição completa do sistema de drenagem e a implementação de um novo pavimento em paver.
Na Servidão Vicentina Custódia Santos foram 759 metros amplamente revitalizados. Os problema dos alagamentos na parte baixa da via, foram resolvidos com o recebimento de um novo sistema de drenagem. O antigo pavimento em lajotas foi substituído por paver e a via também ganhou calçadas, à medida da largura possível.
Direto pro asfalto
A Rua Maria Luiza da Silva, via muito importante dos Ingleses, localizada entre a Servidão Três Marias – onde está localizada a Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino – e a Avenida Lions Internacional, saiu do chão batido para a pavimentação asfáltica, em seus 270 metros de extensão.
A obra incluiu a instalação de um novo sistema de drenagem, a restauração dos trechos deteriorados das calçadas adjacentes à escola e a implementação de sinalização viária. Adicionalmente, foi construído um muro de contenção na área que separa a instituição de ensino da Avenida Lions Internacional.