Dilvo Tirloni - 100 dias de Topázio Neto à frente da prefeitura

Dilvo Tirloni – 100 dias de Topázio Neto à frente da prefeitura

Dilvo Tirloni Opinião

Natural de Nova Trento/SC, Dilvo Vicente Tirloni é formado em História/UFSC e Administração/ESAG/UDESC, pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas/SP (1971/72). Foi professor primário, secundário e universitário, Técnico do BRDE, participou da fundação do antigo CEAG/SC, hoje, SEBRAE. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Foi Conselheiro do Sapiens Park; do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Municipal do Saneamento Básico/Fpolis. Autor de livros.
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”

No dia 24 de março de 2025, a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – recebeu em sua sede o Prefeito Topázio Neto, florianopolitano, administrador, esagueano e uma referência em gestão pública. Com sólida formação acadêmica e ampla experiência no setor privado, Topázio demonstra profundo conhecimento sobre as complexidades da administração urbana e conduz o organograma municipal com habilidade, priorizando projetos de interesse coletivo.

Topázio é o 80º prefeito da capital catarinense. Assumiu o cargo em 31 de março de 2022, após a renúncia de Gean Loureiro. Nos dois anos seguintes, sua gestão foi bem avaliada, ganhou dinamismo e eficiência. A resposta veio nas urnas: foi reeleito no primeiro turno com 161.839 votos, representando 58% dos votos válidos, consolidando-se como um dos prefeitos mais bem avaliados da história recente da cidade.

O segredo do sucesso, segundo ele, está na capacidade de priorizar demandas reais da população e se comunicar com clareza e proximidade. A popularidade o levou a ser carinhosamente apelidado de “Prefeito TikToker” do Brasil.

Durante o encontro, Topázio destacou que nos primeiros 100 dias de mandato o foco esteve em ajustes administrativos. Reorganizou equipes, fez mudanças estratégicas, mas sem perder o ritmo de projetos importantes. Na área da Educação, revelou uma meta de melhorar o IDEB municipal, mencionando a contratação de Thiago Peixoto, ex-secretário de Educação de Goiás, para liderar avanços em português, matemática e gestão educacional.

Na Saúde, destacou a inauguração do Hospital do Sul da Ilha e os avanços no projeto do Hospital do Norte, no Sapiens Parque. Já na Segurança, ressaltou que Florianópolis realizou o carnaval mais seguro do país, com forte apoio da iniciativa privada.

Em infraestrutura, citou o avanço na obra da Ponte da Lagoa e adjacências, a implantação da terceira pista, na SC-401, uma parceria com o Governo do Estado e os investimentos em saneamento com a nova ETE da CASAN no bairro João Paulo. No entanto, é preciso reconhecer os enormes desafios da Estatal em atender investimentos em 194 municípios, especialmente, Florianópolis e Chapecó. Embora não tenha mencionado, Topázio está atento ao que acontece em Vitória/ES com a implantação do sistema aquáviário naquela Ilha-Município. O Modelo se ajusta às nossas necessidades locais.

No campo social, elogiou os avanços na política de acolhimento de pessoas em situação de rua, com ações pautadas pela saúde, assistência psicossocial e direitos humanos.

Ao final, os participantes sugeriram atenção aos gargalos como o Trevo da Cachoeira, apoio ao Hospital do Norte e a concessão do Centro de Eventos LHS.

Foi uma noite de cidadania, diálogo e perspectiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *