Raul Sartori – Coluna de 15/03/2025

Opinião Raul Sartori

Raul Sartori, é natural de Nova Trento/SC. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
atua como jornalista profissional desde 1977. Trabalhou no jornal “O Estado”, de Florianópolis.
Paralelamente foi correspondente em Santa Catarina dos jornais “O Estado de S. Paulo”,
“Jornal do Brasil” e “Folha de S. Paulo” e da revista “Istoé”. Atuou na área pública como assessor de comunicação do
governo do Estado. Atualmente é editor do Jornal “O Trentino” (http://www.otrentino.com.br), distribuído na região de Nova Trento/SC.
Acesse o Blog do Raul Sartori
“As opiniões expressas neste artigo/coluna são de responsabilidade exclusiva do autor
e não refletem necessariamente o ponto de vista deste veículo.”

Consumidor protegido

A propósito da passagem, hoje, do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Ministério Público de SC tem o programa Combustível Legal, em parceria com seis entidades. No ano passado, 200 amostras de 64 postos de combustíveis foram fiscalizadas. Destas, 199 estavam em conformidade com os parâmetros avaliados. Apenas uma, de diesel s500, de um estabelecimento de Tubarão estava irregular. Beleza. Esse programa permite que SC tenha o reconhecimento nacional com o menor índice de adulteração de combustível.

Sapatilha

Em pronunciamento no Plenário do Senado, quarta-feira, a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) destacou os 25 anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e os 174 anos da cidade de Joinville. Duas celebrações que representam a força da cultura, da educação e do trabalho como pilares do desenvolvimento nacional. Parabéns.

Repúdio

Um grupo de 26 parlamentares, dentre eles os catarinenses Julia Zanatta (PL), Zé Trovão (PL) e Rafael Pezenti (MDB) assinaram requerimento pedindo que a Câmara dos Deputados aprove uma moção de repúdio contra a decisão do presidente Lula de zerar as alíquotas de importação de diversos produtos alimentícios. Alegam que a medida
prejudica toda a cadeia produtiva brasileira, configura intervenção econômica irresponsável do governo federal no mercado e busca mascarar a falta de responsabilidade fiscal do governo, sem efetivamente combater a inflação. Pensando bem….

Palavreado chulo

Lula, com ou sem microfone nas mãos e diante de sua claque, fala asneiras sem parar, como aquela “mulher bonita”, referindo-se a Gleisi Hoffmann na sua posse no Ministério das Relações Instituições. Na visão machista do presidente, tal condição colocaria ordem nas péssimas relações do governo com os Poderes. Também nesta semana, o boquirroto ex-presidente Bolsonaro, cunhou novas “visões” suas. De que as mulheres petistas são “feias” e “incomíveis”. Deploráveis, ambos.

Conhecimento em arte

Aguardado com expectativa, o livro “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo” (Aaesc), será lançado dia 22, às 15 horas, no Instituto Collaço Paulo, em Florianópolis. A publicação, organizada pelas pesquisadoras Sandra Makowiecky e Luana Wedekin, junta-se a outra lançada no fim de 2024: “Rodrigo de Haro – A Ópera do Mundo” , de Raul Antelo, o primeiro selo editorial impresso do ICP. A gênese desses projetos editoriais está no compromisso de produzir conhecimento em artes visuais.

Defesa de biblioteca

Quatorze entidades assinaram moção em defesa da Biblioteca de Arte e Cultura, instalada há anos no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, que teve suas atividades abruptamente encerradas pela direção da Fundação Catarinense de Cultura. Seu acervo e mobiliário irá para a Biblioteca Pública do Estado. Os signatários estão indignados porque a Barte constituía-se em uma concorrida e muito frequentada unidade de informação especializada, em artes visuais, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, fotografia e patrimônio cultural, além de, em seu espaço, promover eventos literários e artísticos. A FCC não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Viva o Samu

Quem já precisou dos serviços do Samu – e isso se conta aos milhares – sabe de sua importância. O governo estadual diz que o serviço chegou nesta semana à marca de 100 unidades de suporte básico em operação.

Escritas à mão

Procurador de Justiça aposentado, 85 anos, Everton Jorge da Luz lançou esta semana o livro “Velho vento”, uma coleção de 24 crônicas, porém com um detalhe especial: antes de sua digitação, foram todas escritas de próprio punho, com caneta e papel. Os textos abordam vivências pessoais e profissionais do autor, que é uma pessoa admirável e, sobretudo, altruísta.

Memória Hering

Herdeiros do conglomerado Hering, os irmãos Bruno e Hermann estão anunciando a criação do primeiro museu do mundo ligado à moda no ambiente virtual e imersivo, para contar sua bela trajetória ao longo das últimas nove décadas. Reproduz a casa em Blumenau, onde funciona um museu de verdade e no qual exibe as tramas dos tecidos, teares e peças de roupas que acompanharam a evolução da marca no tempo.

Deboche “supremo”

O deboche da mais alta corte de justiça do país não tem limites. Agora está gastando R$ 7 mil com 100 lenços personalizados, com ‘toque de seda’, para presentear autoridades. Em fevereiro torrou R$ 38,4 mil com gravatas, com o mesmo objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *