A Prefeitura de Florianópolis iniciou na terça-feira (11) a revitalização da Rua Laurindo José de Souza, único acesso à Fortaleza da Barra da Lagoa. Conhecida pela concentrações de restaurantes especializados em frutos do mar, praticamente metade da via tem pavimento em lajotas e metade pavimento asfáltico antigo bastante remendado. Toda a extensão da via contará com pavimento em paver (blocos de concreto intertravados). As obras serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
O trabalho de revitalização começou pela parte final desta estrada geral de 1,28 km, que ainda tem um pequeno trecho em chão batido. Inicialmente dois serviços vão acontecer em paralelo: o de implantação de sistema de drenagem nos pontos onde é inexistente e a mudança de padrão e uniformização da pavimentação. Com isso, a Prefeitura vai garantir aos turistas que transitarem por essa importante via da Fortaleza da Barra e aos moradores locais a mesma qualidade e segurança encontrada na Avenida das Rendeiras e na nova via do binário, na Lagoa da Conceição, por exemplo, que já são de paver.
O sistema de drenagem existente também será recuperado e serão construídas, pela primeira vez, calçadas acessíveis também em paver. O investimento total é de R$ 3,20 milhões e as obras serão executadas pela empreiteira AMVT Construções Ltda – EPP. O prazo previsto é de nove meses.
Melhoria recente na região
Vale lembrar que a Prefeitura de Florianópolis entregou pouco antes do Natal uma obra que também trouxe mais infraestrutura à Fortaleza da Barra: um mirante público com vistas para o canal. Bem na área entre a Rodovia Jornalista Manoel de Menezes (SC-406) e a Rua Laurindo José de Souza, ou seja, no lado oposto ao dos restaurantes.
O lugar bastante frequentado, sobretudo agora na alta temporada com o aumento do fluxo turístico, tem 270,9 metros quadrados de área total. Foi equipado com um deck com guarda-corpo e bancos todo de madeira, uma área de convivência e um caminho pavimentado em paver nas margens do canal, porém no nível da rodovia.
O novo espaço de lazer, embora pequeno, foi pensado e executado levando em conta as necessidades da tradicional comunidade pesqueira da região. Por isso, o mirante dispõe de uma escada de madeira para acesso fácil à área utilizada pelo pessoal ligado à atividade.
O trabalho foi conduzido, à época, pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana.
Foto: Leonardo Sousa/PMF)